Home > Notícias e Destaques > CEI Antonio Correia > As crianças foram à “lagoa do sapo”
Jardim das descobertas
No dia 23/10/23, no CEI Antônio Correia, a professora Patrícia Oliveira, do Minigrupo Unificado D, realizou a proposta A lagoa do sapo, inserida no contexto do Projeto Jardim das descobertas, que tem como objetivo explorar o que podemos encontrar em nosso próprio jardim e investigar o habitat de cada animal.
O intuito era proporcionar novas experiências na natureza, enfocando a investigação do habitat do sapo, já que, desde sua fase larval até se tornar adulto, ele permanece dentro da água.
No ambiente externo, realizamos uma roda de conversa sobre o ciclo de vida do sapo, utilizando imagens ilustrativas de cada etapa. Em seguida, propusemos que as crianças explorassem o lago. O espaço foi organizado com água, contendo bolas verdes que representavam os ovos, bexigas cheias de água simbolizando os girinos e sapos de plástico representando a fase adulta. Essa atividade proporcionou novas experiências e muita diversão para a turma.
Conforme o Currículo da Cidade:
Os cuidados na primeira infância são indissociáveis dos processos educativos e, portanto, educar com cuidado e para o cuidado é o cerne da EDS na primeira infância, garantindo acolhimento, escuta, criação de vínculo e desenvolvimento saudável. Nesse sentido, é preciso saber cuidar de si, das plantas, dos bichos do jardim, do mundo, com respeito, admiração, encantamento, bem-estar e inteireza. (Currículo da Cidade, 2019, pág. 60).
Gostaria de ser voluntário na USC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A USC é uma a mantenedora camiliana responsável pela área educacional e seus objetivos são manter e desenvolver o ensino, a educação e a pesquisa; promover a divulgação de pesquisas e a publicação de obras; colaborar com entidades e órgãos públicos e privados nas atividades de formação de recursos humanos, materiais e espirituais.