23 de Novembro de 2024

Home > Notícias e Destaques > CEI Antonio Correia > A casa engraçada de Vinícius de Moraes

11/09/2023

A casa engraçada de Vinícius de Moraes

Música e aprendizagem

O CEI Antônio Correia realizarou, no dia 24/08/23, a proposta da sequência didática Varal das poesias, que foi pensada após as observações diárias e a partir da escuta atenta, em que percebemos a necessidade de desenvolver a oralidade das crianças e estimular a criatividade, a concentração e a imaginação, pois, mesmo estando em processo de desenvolvimento da fala, algumas crianças não se sentem seguras ao externar seus desejos e muitas vezes se expressam através de gestos e palavras.

A professora Daiane Rodrigues, do agrupamento Minigrupo unificado B, realizou junto com as crianças uma roda de música, quando foi apresentada a canção Era uma casa muito engraçada, de Vinícius de Moraes. Todos cantaram e logo após a roda foram para o espaço de vivência externo, que já estava preparado com caixa de papelão, rolinhos e tinta guache para a releitura da canção.

De acordo com o Currículo da cidade:

“Os bebês e as crianças, desde o seu nascimento, fazem parte ativa do próprio processo de crescimento. Nas suas interações, colocam-se em relação com outras pessoas, objetos, linguagens, isto é, com os modos de funcionamento da sua cultura e vão se construindo subjetivamente como seres humanos pertencentes a um território. As UEs, sejam elas de Educação Infantil ou Ensino Fundamental, precisam garantir a oferta de tempo para as crianças viverem, realizarem as suas brincadeiras, construírem os seus gestos e as suas expressões, desenvolvendo as suas múltiplas linguagens”. (São Paulo, 2019, p.69).

Compartilhe:  

Mais USC

Seja um Voluntário

Gostaria de ser voluntário na USC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.

União Social Camiliana

A USC é uma a mantenedora camiliana responsável pela área educacional e seus objetivos são manter e desenvolver o ensino, a educação e a pesquisa; promover a divulgação de pesquisas e a publicação de obras; colaborar com entidades e órgãos públicos e privados nas atividades de formação de recursos humanos, materiais e espirituais.