Home > Notícias e Destaques > CEI Antonio Correia > Vivências na pintura com argila e água
Pintura com argila e água
O período é de acolhida, momento de adaptação e conexão, quando as crianças têm a oportunidade de explorar diferentes materiais e possibilidades criativas. Nessa proposta, realizada em 19/02/25, pelo Minigrupo Unificado A, da professora Priscila de Morais, os pequenos puderam participar de experiências ricas em descobertas sensoriais e expressivas, utilizando elementos naturais, como tinta guache, tecidos, giz de cera e outros recursos que estimulam a experimentação e a criatividade.
A turma manipulou a argila, misturando-a com água e transformando-a em uma tinta natural. As crianças puderam sentir a textura, observar a cor e explorar diferentes formas de aplicação desse material. Além disso, no mesmo espaço, foi fixado um grande papel kraft ao chão, disponibilizando tinta e pincéis para que pudessem expressar suas criações livremente.
Durante a atividade, algumas crianças mergulharam as mãos na tinta, explorando a sensação tátil e criando traços e figuras no papel. Outras preferiram usar os pincéis, experimentando diferentes formas de espalhar as cores. Também houve aqueles que brincavam com a bacia de água, despejando e observando o movimento do líquido e sentindo sua temperatura refrescante em um dia quente.
Foi uma experiência significativa, que oportunizou não apenas a exploração de recursos naturais, mas também momentos de interação, criatividade e diversão. A pintura com argila e água se transformou em uma brincadeira envolvente, permitindo que cada criança experimentasse e descobrisse novas possibilidades expressivas em um ambiente descontraído e acolhedor. Conforme o Currículo da Cidade, “as interações e as brincadeiras devem compor o currículo e possibilitar a realização de projetos pedagógicos que envolvam as diversas linguagens presentes nas experiências, sem separa-las, pois não é de modo fragmentado que os bebês e crianças aprendem, mas enquanto vivenciam uma situação de forma integral”, (SÃO PAULO 2019, pág.68).
Gostaria de ser voluntário na USC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A USC é uma a mantenedora camiliana responsável pela área educacional e seus objetivos são manter e desenvolver o ensino, a educação e a pesquisa; promover a divulgação de pesquisas e a publicação de obras; colaborar com entidades e órgãos públicos e privados nas atividades de formação de recursos humanos, materiais e espirituais.