Home > Notícias e Destaques > CEI Antonio Correia > Exploração sensorial com materialidades
Piscina e brincadeiras
No dia 29/04/24, as professoras Aline Capeletti, Andressa Amparo e Neuza de Sousa, do Berçário II A/B/C, do CEI Antonio Correia, organizaram uma experiência com as materialidades piscina de montar de 400l, bolinhas de gel, brinquedos de aquário e água, para realizar uma exploração sensorial com os bebês.
O objetivo da proposta foi aguçar os sentidos dos bebês, trazendo uma experiência única e prazerosa em que eles pudessem sentir e fazer suas descobertas por meio do tato, sentindo as texturas que essa vivência trouxe, a fim de refrescar, já que o dia estava quente, e trazer conforto e diversão para esse momento.
Nesta proposta, os bebês ficaram animados quando viram as materialidades organizadas em nosso cantinho da arte (área externa) e logo demostraram interesse em começar as suas investigações. Com o olhar atento e sensível de observadoras desse processo educativo, as professoras perceberam o quanto a materialidade (piscina) chamou a atenção dos bebês, fazendo-os perceber e explorar tudo que ali foi proposto.
Foi uma exploração significativa e de muitas descobertas, pois quando eles viram a piscina logo correram para descobrir o que tinha dentro e ficaram deslumbrados com tantas cores e materialidades de peixes misturadas a água.
As professoras incentivaram o manuseio e, para aqueles que não queriam molhar seus pés, entregaram as materialidades da proposta fora da piscina para que eles fizessem suas investigações e descobertas.
“Para que a avaliação se efetive nesta perspectiva é necessária uma sistematização através de registros significativos dos fazeres vividos pelas crianças, que tenha por objetivo historicizar os caminhos que cada criança vem percorrendo em busca de conhecimento do mundo e suas formas de expressão, que oportunize também, o envolvimento das famílias, possibilitando que estes registros sejam um elo de comunicação entre os educadores e os responsáveis pela criança, criando oportunidades de troca entre os adultos que trabalham com ela e seus familiares. (SÃO PAULO, 2004).” (ORIENTAÇÃO NORMATIVA DE REGISTROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SÃO PAULO, 2022, PAG. 15)
Gostaria de ser voluntário na USC? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
A USC é uma a mantenedora camiliana responsável pela área educacional e seus objetivos são manter e desenvolver o ensino, a educação e a pesquisa; promover a divulgação de pesquisas e a publicação de obras; colaborar com entidades e órgãos públicos e privados nas atividades de formação de recursos humanos, materiais e espirituais.